Maureen O’Sullivan – Lie to Me é cheio de mentiras para você

Divulgue e opinie
Leitura: 3 min.

A Dra. Maureen O’Sullivan (1939-2010) foi uma professora e pesquisadora no campo da Psicologia da Universidade de São Francisco e ajudou Paul Ekman na descoberta de microexpressões e na criação do Paul Ekman Group. Eles executaram juntos a pesquisa conhecida como Wizard Project (Projeto Wizard).

Obteve seu PhD ao voltar a trabalhar com Joy Paul Guilford na estrutura de um modelo de inteligência. Seus interesses de pesquisa incluíam:

  • inteligência;
  • inteligência social;
  • inteligência emocional;
  • psicologia evolutiva
  • detecção da mentira; e
  • relações interpessoais.
O Wizard Project (Granhag, Pär & Strömwall, Leid, 2004)foi uma pesquisa visando a encontrar pessoas com a habilidade de identificar a mentira com uma precisão de, pelo menos, 80%. nessa pesquisa, O’Sullivan e Ekman identificaram apenas 50 pessoas capazes disso, após testar cerca de 13.000 pessoas, incluindo o Serviço Secreto, FBI, xerifes, polícia, advogados, árbitros, psicólogos, estudantes , e muitos outros.

O’Sullivan disse (Lying and deceit – The Wizards Project.) “Nossos ‘magos’ são extraordinariamente atentos para detectar as pequenas nuanças das expressões faciais, linguagem corporal e maneiras de falar e pensar. Alguns deles podem observar um videoteipe por alguns segundos e, surpreendentemente, podem descrever detalhes sobre o video.”

maurin-osulivan-lie-to-me-ibrale Maureen O'SullivanMaureen O’Sullivan dedicou sua carreira a compreender como as pessoas entendem (ou não) os pensamentos e emoções uns dos outros. Ela trabalhou em testes de inteligência social com J.P. Guilford e na mensuração de expressões faciais e gestos com Paul Ekman.

Ela também estudou diferenças culturais no amor romântico, construção de testes e diferenças étnicas, de gênero e idade em várias habilidades socioemocionais, incluindo detecção de mentiras. Ela foi professora de Psicologia na Universidade de São Francisco até o seu falecimento, em 2010.

Em 10 de maio de 2010, ela perdeu a sua luta contra o câncer.

 

Maureen e sua visão sobre a mentira

Acreditamos nas mentiras que nos dizem porque queremos acreditar nelas”, disse O’Sullivan, que, apesar de ser um especialista em detecção de mentiras, admite ter sido enganada por um investidor imobiliário nos anos 90. Ao conhecer o homem, recomendado por amigos, ela observou que ele estava excessivamente ansioso e não parecia ser muito inteligente. Ainda assim, ela seguiu o conselho de suas amigas e investiu.

“Eu investi e perdi dinheiro”, disse O’Sullivan. “Eu deixei minha ganância atrapalhar. Eu deixei isso me influenciar.”

O’Sullivan acredita que a popularidade de “Lie to Me” é resultado da atração do público pelo que se passa nas mentes e nos corações dos outros.

Ela tem uma palestra que se chama “Lie to Me is filled with “Lies to You” (Lie to Me está cheia de mentiras para você). Vale a pena dar uma olhada no Youtube (em inglês)

 

Artigos de Maureen O’Sullivan no Research Gate

  • Who is misleading whom? A reply to Nickerson and Hammond. 1993
  • Contradictions in the study of contempt: What’s it all about? Reply to Russell. 1991
  • Who Can Catch a Liar? 1991
  • Confusions about context in the judgment of facial expression: A reply to “The contempt expression and the relativity thesis”. 1991
  • Invited article: Face, voice, and body in detecting deceit. 1991
  • The effect of comparisons on detecting deceit. 1988
  • Smiles When Lying. 1988
  • The Role of Context in Interpreting Facial Expression: Comment on Russell and Fehr (1987). 1987
  • Universals and cultural differences in the judgments of facial expressions of emotion. 1987
  • What You Say and How You Say It. The Contribution of Speech Content and Voice Quality to Judgments of Others. 1985
  • Relative importance of face, body, and speech in judgments of personality and affect. 1980
  • Does image size affect judgments of the face?. 1979

Conheça outros cientistas famosos em linguagem emocional e corporal

 

Conheça outros cientistas da linguagem corporal

Receba nossa Newsletter

Toda terça-feira, um tópico sobre educação socioemocional, linguagem corporal e emoções.

Referências

Granhag, Pär; Strömwall, Leid (2004). The Detection of Deception in Forensic Contexts. Cambridge University Press. p. 269. ISBN 978-0-521-54157-2.

Lying and deceit – The Wizards Project. Disponível m <https://www.eurekalert.org/pub_releases/2004-10/ama-lad100804.php>.

Opine sobre isso!