Decifre a verdade: O Eye Detect de Amor Confiança é realmente infalível?

Divulgue e opinie
Leitura: 4 min.

A segunda temporada do reality segue trazendo o enigmático sistema “Eye Detect”. Entretanto, é possível notar que o utilizaram de forma diferente. Uma das coisas que me intrigam é a necessidade de perguntarem se o participante “pensou” em fazer ou deixar de fazer algo.

Não consigo entender o sentido desse tipo de pergunta, a não ser de trazer polêmica e drama para o programa.

Os aficionados pelos realities da Netflix devem ter notado, no episódio liberado em 18 de novembro de 2021 [primeira temporada], a reação negativa de um dos participantes quando sua resposta é considerada mentirosa pelo misterioso Eye Detect [seja lá o que for isso…].

Para quem não conhece esse reality show, a Netflix explica que “seis casais se submetem a um detector de mentiras neste reality onde as mentiras custam caro, mas a verdade e a confiança valem grandes prêmios em dinheiro”.

Nas temporadas espanholas, foi  apresentado por Monica Naranjo, que protagoniza uma cena de enfrentamento ao insubmisso Fulano. Nesse momento, ela garante que o método utilizado pelo programa para descobrir a verdade/mentira é INFALÍVEL, palavra exata utilizada pela apresentadora.

Igualmente, na temporada atual, a polonesa de 2023, os participantes são colocados contra a parede e suas respostas são aferidas como verdadeiras ou mentirosas pelo desconhecido e “infalível” método “Eye Detect”

eye-detect-polonia

 

Será que tal método é mesmo infalível?

A primeira providência foi procurar, nos créditos dos episódios, a que método o programa se referia, mas pasmem! Não há nenhuma menção à empresa ou pesquisador que dá o suporte ao programa em relação ao tal Eye Detect.

Então, espero esclarecer o que a ciência estudou acerca de conseguirmos a verdade por algum dos elementos dos olhos [abertura e fechamento das pupilas, movimento dos olhos, piscadas etc].

 

Movimento dos olhos e mentira estão associados?

A tese de que movimentos oculares poderiam estar associados à mentira se popularizou no contexto da programação neurolinguística em uma associação [desastrada e desarticulada] de diferentes teorias cujo resultado pode ser sintetizado na figura abaixo:

Movimento dos olhos - mentira - IBRALC

Detalhes sobre esse mito, você pode encontrar nessa minha postagem: Você identifica a mentira pelo movimento dos olhos?

Nessa postagem, eu explico como surgiu e como esse mito de difundiu, apesar da grande quantidade de trabalhos científicos que demonstram a não existência de relação entre a mentira e o movimento dos olhos.

O que quebra a confiança é a MENTIRA! Disso não há dúvida. E os participantes do programa se fartam em mentir……

A questão é que não existe [e nunca existiu] um método 100% infalível para detectar mentira, assim como não há um “nariz de Pinóquio“, um membro que cresce quando alguém mente. Se existisse, não haveria tantos mentirosos se dando bem por aí…. Semelhantemente, não há um eye detect…

A essa altura você pode ver o seguinte, caso se interesse pelo efeito da mentira na confiança:

Qual é o efeito da mentira na confiança?

Linguagem corporal e emoções

Emoções: 6 fatos incontestáveis

Não existe mentira inocente | O lado sombrio das mentirinhas

 

Você está tendo problemas com a mentira?

Quer orientar alguém a parar de mentir?

Veja a nossa postagem abaixo:

 

Teste se você é bom em reconhecer emoções

 

Seriam outros elementos do olhar indicadores da mentira? Eye Detect?

Nossos olhos, além de células sensitivas, também possuem uma série de músculos que, obviamente, reagirão da mesma forma que os demais músculos esqueléticos.

eye-detect-amor-confianca-consequencia-ibrale-1
Desespero de participante ao ver vídeo contendo comportamento do cônjuge

O nervosismo, a descarga de adrenalina e de outras substâncias na corrente sanguínea provocam reações em nossa musculatura, seja do braço, do pescoço ou dos olhos. O grande problema sobre a incerteza acerca da relação entre esses movimentos e a mentira é que não somente ela provoca essas reações.

Então, a movimentação muscular que podemos observar pode estar relacionada a outros eventos que ativam o Sistema Nervoso Autônomo. Afirmar que os indicadores oculares são mais precisos ou até mesmo infalíveis é, no mínimo, uma afirmação exagerada, já que não temos prova científica disso [e nem conhecemos o tal método].

Além disso, as consequências morais e sociais para a pessoa que é rotulada de “mentirosa” são irreversíveis, pelo que todos devemos ter cuidado com isso.

Obviamente, quem participa do programa deve acreditar nesse método desconhecido e se responsabilizar pelas consequências de ao seu crivo se submeter. Eu certamente não o faria.

 

O que o chatGPT diz sobre o Eye Detect?

Pergunta: Me dê informações sobre o método Eye Detect, utilizado na série Love Never Lies.

Resposta: Desculpe, não consegui encontrar nenhuma informação consistente sobre um recurso específico de “eye detect”, utilizado na série Love Never Lies. Você poderia fornecer mais contexto ou esclarecer sua dúvida?

 

Pergunta: Existe algum detector de mentiras conhecido como Eye Detect?

Resposta: “Não existe uma tecnologia amplamente aceita ou cientificamente validada conhecida como “eye detect” que possa detectar mentiras com precisão.

Já houve pesquisas sobre os movimentos oculares e outras respostas fisiológicas como parte de técnicas de detecção de mentiras,  mas os resultados acerca dos movimentos oculares para essa finalidade não são considerados confiáveis ​​ou precisos.

 

A comunidade científica não considera esse tipo de abordagem uma medida válida de veracidade.

É importante observar que muitos fatores podem afetar as respostas fisiológicas de uma pessoa e não há uma maneira definitiva de determinar se alguém está mentindo com base nos movimentos dos olhos ou em outros indicadores fisiológicos isoladamente.”

 

Respostas interessantes da Inteligência Artificial mais famosa, não? E você, o que pensa? Deixe um comentário. Já precisou aferir a mentira ou verdade de alguém?

Aproveite para conhecer o nosso conteúdo em Lingua Inglesa – ELATI

Receba nossa Newsletter

Toda terça-feira, um tópico sobre educação socioemocional, linguagem corporal e emoções.

Opine sobre isso!