Educação Emocional e Social – importância e benefícios

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Educação emocional e social é o processo educativo através do qual crianças, adolescentes, jovens e adultos desenvolvem competências, atitudes e habilidades necessárias para compreender e gerenciar as suas emoções, estabelecer e alcançar objetivos positivos, sentir e mostrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relacionamentos equilibrados e tomar decisões responsáveis.

 

Qual é a importância da educação emocional e social?

A educação emocional e social é importante para o desenvolvimento de competências e habilidades relativas:

(1) à regulação positiva das emoções;

(2) à comunicação interpessoal;

(3) à vivência da compaixão;

(4) ao desenvolvimento da empatia para entender as necessidades de outras pessoas;

(5) à construção de relacionamentos sadios; e

(6) à tomada de boas decisões.

A sua importância se confunde com seu objetivo primário que é desenvolver as competências (pelo menos essas seis) básicas que proporcionarão que o amadurecimento emocional acompanhe o desenvolvimento físico de crianças e adolescentes.

 

Quais são os benefícios da educação emocional e social?

No longo prazo, a educação emocional e social fornece uma base para a aprendizagem segura e positiva acerca do exercício da tomada de decisões, da gestão positiva das emoções e do emprego de habilidades avançadas de interação interpessoal, melhorando sensivelmente a capacidade das pessoas enfrentarem adversidades de forma saudável em sua vida.

 

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Que habilidades um programa de educação emocional e social deve desenvolver?

Autoconsciência

A autoconsciência envolve a compreensão das próprias emoções, dos seus objetivos pessoais e valores. Isso inclui avaliar, com precisão, os pontos fortes e as limitações de uma pessoa, ter uma postura positiva em relação à mudança e possuir um senso bem fundamentado de autoeficácia e otimismo.

Altos níveis de autoconsciência requerem a habilidade de reconhecer que nossos pensamentos, emoções e ações estão interconectados.

 

Auto Gerenciamento

A autogestão requer habilidades e atitudes que facilitem a capacidade de regular as próprias emoções e comportamentos.

Isso inclui a capacidade de adiar a gratificação, gerenciar o estresse, controlar os impulsos e perseverar nos desafios a fim de atingir objetivos pessoais e educacionais.

Consciência social

A consciência social envolve a capacidade de compreender, ter empatia e sentir compaixão por pessoas com origens ou culturas diferentes. Também envolve a compreensão das normas sociais de comportamento e o reconhecimento dos recursos e apoios da família, da escola e da comunidade.

Habilidades de relacionamento

As habilidades de relacionamento ajudam as pessoas a estabelecerem e manter relacionamentos saudáveis ​​e gratificantes e a agir de acordo com as normas sociais.

Essas habilidades têm relação com: (1) comunicação eficaz e não violenta; (2) saber ouvir ativamente; (3) cooperar e estabelecer interações prossociais; (4) saber resistir a pressões sociais inadequadas; (5) conseguir negociar conflitos de maneira construtiva; e (6) buscar ajuda quando necessário.

Tomada de decisão responsável

A tomada de decisão responsável envolve aprender como fazer escolhas construtivas sobre o comportamento pessoal e as suas interações sociais em diversos ambientes. Requer a capacidade de considerar padrões éticos, questões de segurança, normas comportamentais precisas para comportamentos de risco, os relativos à saúde própria e de outras pessoas, e de fazer uma avaliação realista das consequências de várias ações.

 

educacao-emocional-social-ibralc-320 Quais são os resultados esperados desse processo educativo bem realizado?


  • Melhoria do autoconhecimento e da autonomia;
  • Compreensão ampliada acerca das perspectivas das outras pessoas e a consequente melhoria dos relacionamentos interpessoais;
  • Aumento da probabilidade da realização de escolhas acertadas nos âmbitos pessoal e social;
  • Maior facilidade do desenvolvimento de atitudes prossociais;
  • Melhoria da capacidade em gerenciar comportamentos sociais e relacionamentos interpessoais de forma mais assertiva;
  • Redução de problemas relativos à conduta e aos comportamentos de risco (relacionados à saúde, segurança pública etc)
  • Diminuição do sofrimento emocional;
  • Melhoria do desempenho nos estudos e no trabalho.

No longo prazo, competências emocionais e sociais bem desenvolvidas podem aumentar a probabilidade de que a pessoa consiga atingir os objetivos que estabelece para si durante a vida, o que pode significar maior chance de sucesso nas carreiras profissionais escolhidas, nas relações familiares de longo prazo e no maior engajamento social.

No IBRALE, prestamos consultoria para você desenvolver um programa bem-sucedido (do levantamento inicial até a avaliação final) de educação emocional e social em sua escola. Entre em contato conosco.

Método SEL-CASEL (em inglês)

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