Como trabalhar a linguagem corporal na Educação Infantil?

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Você deve trabalhar a linguagem corporal na educação infantil para:

    • Usar linguagem corporal e tom de voz de forma a melhorar a comunicação em sala de aula e na família;
    • Melhorar a forma como a própria criança usa a comunicação não-verbal;
    • Melhorar a capacidade de comunicar emoções;
    • Facilitar o estabelecimento de relacionamentos interpessoais;
    • Orientar o comportamento da criança;
    • Melhorar a comunicação com crianças com deficiência.

A linguagem corporal é essencial para a comunicação de emoções e para transmitir, em diversos  canais, as nossas mensagens. A comunicação não-verbal também é importante para ajudar a criança a aprender como se relacionar e se dar bem com outras pessoas. Ao longo da matéria vamos desenvolver esses aspectos-chave.

 

Por que a linguagem corporal na educação infantil é importante?

A comunicação não-verbal na educação infantil é importante pois pode melhorar o seu relacionamento com as crianças, alunos ou filhos. Isso ocorre porque a comunicação não-verbal positiva – como sorrisos, contato visual e certos tipos de gestos e toques – comunica emoções e transmite à criança a mensagem de que você se importa com ela.

Você estará, então, abrindo novos canais de comunicação que reforçam as emoções tão importantes para o desenvolvimento de qualquer criança. Nesse contexto, uma comunicação não-verbal positiva também colabora para o amadurecimento emocional das crianças.

Esses são os canais verbais e não-verbais que você pode utilizar para estabelecer um vínculo com a criança:

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Como você pode ver, há muito o que utilizar. A comunicação não-verbal também é importante para ajudar seu aluno ou filho a aprender como se relacionar e se dar bem com outras pessoas, o que é uma habilidade importante para a vida. Por exemplo, se você usar uma linguagem corporal afetuosa e carinhosa com seu aluno ou filho, isso o ajudará a aprender a expressar as mesmas emoções que você demonstra como amor, por exemplo.

Se você parar o que está fazendo para ouvir quando a criança quer falar, isso mostra a ele como dar atenção às pessoas.

De forma semelhante, a comunicação não-verbal negativa pode enviar a mensagem de que você não se importa ou não quer ficar com a criança. Elas podem se sentir rejeitadas ou desapontadas e essa internalização pode ocorrer de forma não consciente ao longo do tempo, se posicionando na raiz dos diversos problemas que se manifestam na fase adulta.

 

Como usar linguagem corporal e tom de voz para melhorar a comunicação? (na educação infantil e na família)

A linguagem corporal e o tom de voz são partes essenciais da comunicação não-verbal, são canais diferentes pelos quais enviamos as mesmas mensagens. Sobre isso você pode ver o meu artigo: O que é linguagem corporal?  no qual eu explico as funções da comunicação não verbal.

Você pode usá-los para enviar mensagens não-verbais positivas e reforçar o que está dizendo para a criança.

Aqui estão algumas ideias para comunicação não-verbal positiva (válido para crianças de 2-8 anos) para sala de aula e para linguagem corporal na educação infantil:

    • Toque no braço da criança para que ela saiba que você está interessado e que se preocupa com o que ela está dizendo ou fazendo.
    • Vire o rosto em direção à criança e mantenha o contato visual. Isso diz: ‘Estou dando a você toda a atenção’ e ‘Você é importante para mim’.
    • Abaixe-se ao nível da criança. Isso mostra que você deseja estar perto e ajuda-la a se sentir segura. Também ajuda com a manutenção do contato visual, especialmente para crianças mais novas.
    • Use sua linguagem corporal para mostrar à criança que você está tentando entender suas emoções. Por exemplo, se ela sorri para você, sorria de volta.
    • Mostre empatia não-verbal. Se a criança está triste, balance a cabeça e pareça triste também. Se ela parecer frustrada, faça contato visual e use um tom de voz calmo e reconfortante.
    • Use um tom de voz agradável e uma postura corporal e expressão facial relaxadas ao conversar com a criança. Isso envia a mensagem de que você está pronto para ouvir e aberto. Também torna mais fácil para ela perceber a diferença quando você não está feliz com o seu comportamento.
    • Se a criança gosta de abraços, dê muitos deles!

A comunicação não-verbal certa deve reforçar suas palavras. É uma das funções da linguagem corporal. Por exemplo, sorrir ao dizer ‘Bom dia, envia a mensagem de que você está feliz em ver a criança.

Mas se a sua comunicação não-verbal não corresponder às suas palavras, seu aluno ou filho pode acreditar na comunicação não-verbal. Portanto, se você fizer uma pergunta, mas se afastar quando receber a resposta, ela provavelmente interpretará que você não está realmente interessado.

 

Como melhorar a comunicação não-verbal na sala de aula e na família?

Realizar jogos, desafios e brincadeiras em sala de aula e na família pode ser uma maneira divertida de desenvolver a compreensão da comunicação não-verbal.

linguagem-corporal-escola-ibralc-atencao-320Aqui estão algumas ideias (válidas para crianças de 2-8 anos) para sala de aula e para linguagem corporal na educação infantil:

    • Faça jogos que envolvam adivinhação para ajudar as crianças a se sintonizarem com a comunicação não-verbal. Por exemplo, você pode sorrir, acenar com a cabeça ou mudar sua expressão facial para dar pistas sobre o quão perto elas conseguem chegar tentando acertar;
    • Assista a um programa de TV sem som. Veja se você e a criança podem descobrir o que está acontecendo. Não importa acertar, é na tentativa e erro que as habilidades em reconhecer os indicadores não-verbais vai melhorando;
    • Em alguma refeição, revezem-se para praticar diferentes tons de voz – por exemplo, dizendo, ‘Me passa a salada, por favor’ em um tom mal-humorado e, em seguida, em um tom gentil;
    • Faça desenhos de rostos com a criança ou use brinquedos para expressar emoções. Isso pode ajuda-la a aprender sobre como muitas vezes expressamos emoções sem palavras e sobre como reconhecê-las em outras pessoas.
    • O filme da Disney, Divertida Mente, pode ajudar as crianças a compreender e a expressar seus sentimentos (que é a experiência subjetiva de uma emoção – é o que ‘falamos sobre ela’) e como expressamos nossas emoções mesmo usar as sem palavras. Você pode assistir com as crianças e depois escolher alguns trechos para reencenar, desenhar ou falar sobre alguma das emoções básicas.

 

Como melhorar a comunicação não-verbal das crianças?

A criança aprende sobre comunicação não-verbal observando você e as pessoas com quem interage. Você também pode ajuda-la com a comunicação não-verbal de outras maneiras.

Por exemplo, a criança pode estar muito perto de um amigo e o amigo parece desconfortável ou começa a recuar.

Você pode gentilmente lembra-la de dar algum espaço ao amigo – por exemplo, ‘Marli, vamos dar ao Zezinho um pouco mais de espaço. Venha um pouco para trás. Muito bem, Zezinho já tem mais espaço agora ‘.

Se você notar que a criança está fazendo o que você pediu em outro momento e por conta própria, deve elogiá-la. Por exemplo:

‘Marli, eu gosto da maneira como você deu a Zezinho espaço para abrir seu caderno na mesa’.

A linguagem corporal na educação infantil tem dessas peculiaridades.

 

Usando comunicação não-verbal para orientar o comportamento da criança

A comunicação não-verbal pode ser útil quando a distância ou o ruído dificultam a conversa. Por exemplo, você pode mostrar à criança um sorriso e um ‘polegar de positivo’ (gesto conhecido como emblema) quando ela estiver distante, mas fizer algo bacana ou ajudar alguém.

Da mesma forma, se você vir seu aluno ou filho se comportando de uma maneira que você não gosta, pode usar sua expressão facial e linguagem corporal para enviar uma mensagem. Por exemplo, você pode balançar a cabeça ou levantar a mão para sinalizar que pare.

Lembre-se de que as crianças estão sempre atentas aos adultos. Nós é que, por vezes, nos esquecemos dela. Sobre isso leia o livro: Quando eu voltar a ser criança, de Januz Korczak.

No Século XX, poucos educadores conheceram tão a fundo a alma da criança como Janusz Korczak (pseudônimo de Henryk Goldszmit). O mestre polonês levou sua dedicação aos pequenos a ponto de – com um grupo deles – fazer a viagem final, em meio ao extermínio da Segunda Guerra Mundial.

É uma obra de rara beleza, tocante, sensível, comovente. Korczak não discursa sobre a criança, mas se faz de porta-voz dela, voltando a ser criança e revivendo um mundo através dos olhos, sensações, tristezas e desencantos que toda criança vive, mas com as memórias de um adulto. Um livro envolvente e sábio, mostrando as dificuldades de ser criança neste mundo feito, pensado e mandado pelos adultos.

O mais impressionante é ter escrito esse conteúdo em 1925. Um visionário pelo menos 100 anos à frente de sua geração.

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Você também pode usar a comunicação não-verbal para reforçar suas palavras quando seu aluno ou filho estiver se comportando de maneira difícil. Por exemplo, se você precisa que a criança pare e ouça, você pode tentar:

  • falar em um tom claro e firme – por exemplo, ‘Zezinho, você está sendo muito rude com seus amigos. Por favor, mantenha suas mãos longe do coleguinha’;
  • manter contato visual e o tom de voz consistentes;
  • curvar-se ao nível do seu aluno ou filho;
  • segurar a mão da criança para chamar a sua atenção, se ele não olhar para cima.

como-trabalhar-linguagem-corporal-educacao-infantil-ibralc-600Pode ser difícil combinar sua comunicação não-verbal e suas palavras quando a criança faz ou diz algo engraçado, mas simultaneamente inaceitável – Isso pode ocorrer em situações em que a criança diz algo sem entender direito (então é engraçado para nós). Por exemplo, se uma criança disser ‘mamãe é um cocô’ ou uma criança mais velha repetir algo grosseiro que um adulto fez disse. Nessas situações você precisa conscientemente alinhar a sua reação verbal e não-verbal.

É tentador rir, mas isso envia uma mensagem confusa para a  criança. É mais provável que ela entenda que esse comportamento não é aceitável se suas palavras e seus sinais não-verbais forem convergentes. Portanto, tente manter uma cara séria e usar um tom firme para dizer algo como “Nós devemos falar com educação“. “Isso que você falou ofende as pessoas e ela ficam tristes.”

Siga essas orientações e você terá um bom início em explorar os canais da comunicação não-verbal e a linguagem corporal na educação infantil.

você pode também encontrar conteúdo em Língua Inglesa que te dá ideias sobre como explorar o filme Divertida Mente. para trabalhar a linguagem corporal na educação infantil.

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