Linguagem corporal na educação infantil – 10 ideias rápidas

Divulgue e opinie

A importância da linguagem corporal na educação infantil é grande devido à necessidade que de haver uma sincronia dos canais comunicativos para que se promova uma melhor aprendizagem.

As palavras são muito poderosas. Elas têm a habilidade de nos animar quando estamos tristes ou de nos entristecer quando alegres….. Entretanto, quando se trata de emoções, a nossa linguagem corporal é ainda mais influente. Misturados com nossas palavras, nossa linguagem corporal tem a capacidade de aprimorar a nossa mensagem ou confundir (ou mesmo dispersar) o nosso público.

A comunicação mais eficaz ocorre quando a importância da linguagem corporal na educação infantil é reconhecida. Quando se observa a sincronia entre nossa linguagem verbal e todos os canais não verbais, isso cria a sinergia da comunicação.

Lembre-se de que seu corpo se comunica tão bem quanto suas palavras. Não se contradiga pelo não verbal. 

Vem sendo sugerido que 93% de nossa comunicação são não verbais, o que não passa de um mito. Entretanto, entre acenos de cabeça, sorrisos, carrancas, posturas fechadas, inclinações de cabeça, mãos levantadas e ritmo animado, professores e alunos enviam centenas de dicas não-verbais uns para os outros diariamente. Esse é o centro da importância da linguagem corporal na educação infantil.

Nesse contexto, a linguagem corporal positiva em um ambiente de sala de aula tem a capacidade de motivar, inspirar e envolver. Isso pode não apenas dar a você a confiança de que precisa para ensinar, mas também pode tranquilizar seus alunos de que você realmente sabe do que está falando. Isso pode até mesmo fazer seus alunos se sentirem seguros e confiantes o suficiente para participarem das aulas com mais frequência.

No ensino, a linguagem corporal deve sinalizar um tipo de liderança que transmitam calor e empatia, lembrando a seus alunos que você é acessível e está presente para ajudá-los a crescer.

Veja abaixo o que você pode fazer:

10 sugestões de como usar a linguagem corporal na educação infantil

1 Contato visual

comunicação-corporal-ibralc-contato-visual-320

Uma das melhores maneiras de se conectar com nossos alunos e manter seu foco é olhando para eles. Mantenha seu olhar em um aluno por cerca de 15-30 segundos antes de mudar para outro aluno. É provável que seus alunos prestem mais atenção quando sabem que você está falando diretamente com eles. Também os ajuda a se sentirem notados.

2 Seja expressivo e use gestos

linguagem-corporal-escola-ibralc-jogos-320

Inspire os alunos a se envolverem com as lições.  As taxas de retenção são baixas quando se utiliza a verbalização, mas aumentam quando você adiciona movimentos, expressões faciais e, porque não dizer, fazer disso um pouco de humor.

3 Mantenha os braços abertos

comunicacao-nao-verbal-ibralc-bracos-abertos-320

Uma posição corporal aberta sinaliza um convite, é o acolhimento às novas ideias. Também atrai a atenção dos alunos para você e, portanto, é mais provável que eles ouçam o que você tem a dizer.

4 Elogie com todo o seu corpo

linguagem-corporal-escola-ibralc-elogio-320

Balance sua cabeça. Faça sinal de positivo – talvez dois! Levante as mãos com entusiasmo. Mostre a eles que estão no caminho certo e eles terão mais confiança para seguir em frente. Conheça os tipos de gestos.

5 Adote uma postura de pensamento

comunicacao-nao-verbal-escola-ibralc-atencao-320

Segure o queixo, incline a cabeça. Isso fará com que o aluno que você está olhando e refletindo sobre o que ele está dizendo. Isso inspira curiosidade (sua e dele).

6 Sorria

linguagem-corporal-escola-ibralc-sorriso-320

Sorrir é o muito importante. Os alunos se conectam melhor com professores que desejam estar com eles, que amam aprender e desejam compartilhar essa paixão.

7 Combine o movimento com a mensagem (emoções)

linguagem-corporal-escola-ibralc-expressoes-faciais-320

Mostre aos alunos como diferentes movimentos corporais podem transmitir emoções claras e específicas. Toque os dedos, encolha os ombros, mexa-se e fique de pé com as mãos nos quadris. Explique a mensagem não dita por trás de cada movimento. “Quando alguém está assim, pode significar que está perdendo a paciência. Ou eles estão chateados com o que você está dizendo. “

8 Apontar exemplos

linguagem-corporal-escola-ibralc-exemplos-320

Você pode dar vida ao conceito de linguagem corporal observando como as pessoas – tanto na vida real quanto na TV – estão interagindo. Uma atividade pode ser passar um vídeo sem som. Ajude os alunos a encontrarem pistas que indiquem como cada pessoa está se sentindo.

Pergunte que pistas indicam que a pessoa se sentiu assim. Dizer coisas como “o rosto do homem estava vermelho” ou “os punhos da menina estavam cerrados” dá aos alunos uma referência verbal para se lembrar da emoção observada.

9 Jogos com linguagem corporal

linguagem-corporal-escola-ibralc-movimento-320

Representar as emoções por meio da linguagem corporal ajuda as crianças a ver a conexão entre os dois. Faça disso um jogo. Por exemplo: em cartões, escreva emoções diferentes (uma por cartão). Isso pode incluir alegria, tristeza, raiva, medo e assim por diante. Revezem-se tirando um cartão e representando a emoção enquanto o resto do grupo tenta adivinhar o que é.

10 Não seja exageradamente literal

linguagem-corporal-escola-ibralc-literal-320

Os professores podem cruzar os braços porque “estão sem paciência”, ou simplesmente porque estão com frio. Um colega pode se espreguiçar pescoço porque está entediado com a conversa, ou  pode estar se alongando. a professora pode estar com sono porque perdeu interesse pelo magistério ou porque a noite de diversão foi longa….

Explique aos alunos que os movimentos e gestos corporais por si só não transmitem uma imagem completa. As crianças precisam aprender a considerar a comunicação, como um todo, para entender o significado completo do que alguém está dizendo.

Há muitas coisas que podemos fazer para ajudar nossas crianças a desenvolverem habilidades sociais. Pode explorar, por exemplo, brincadeiras sobre expressões faciais, sobre o espaço pessoal e sobre as mudanças no tom de voz.

Fechando

Estarmos mais atentos à comunicação não verbal na sala de aula e, principalmente, à linguagem corporal na educação infantil, nos permitirá atingir os objetivos pedagógicos de forma mais fácil e agradável. . Além disso, nos tornaremos receptores habilidosos das necessidades de nossos alunos, ganharemos o poder de enviar sinais que reforçam o aprendizado e abriremos nossos olhos para sinais que os sufocam.

Um abraço,

Sergio Senna

Opine sobre isso!