As trocas simbólicas na família e o papel central das emoções, crenças e valores para o enfrentamento à violência e aos preconceitos na escola

Divulgue e opinie

A família desempenha um papel essencial em nossa vida, proporcionando um ambiente de aprendizado e desenvolvimento humano. Através das trocas simbólicas na família se estabelecem laços afetivos, compartilham significados e constroem sua identidade individual e coletiva.

No entanto, a dinâmica familiar pode ser afetada por desafios contemporâneos. A aceleração social, caracterizada pelo ritmo acelerado da vida moderna e a pressão para acompanhar as demandas externas, pode afetar a qualidade do tempo dedicado à família.

Mesmo nesse contexto adverso, a família segue desempenhando o seu papel de promover a internalização de crenças e valores e de estabelecimento de vínculos afetivos poderosos. Não obstante as boas intenções nesse processo, ela pode tanto hospedar a disseminação de preconceitos, quanto promover o seu enfrentamento.

Por um lado, a transmissão de valores, crenças e estereótipos familiares pode perpetuar preconceitos e discriminações. Por outro lado, a família pode ser um espaço de diálogo aberto, aprendizado e construção de valores baseados na igualdade, no respeito à diversidade e na empatia.  

Os efeitos da aceleração social

Fruto da aceleração social, a falta de tempo pode levar ao distanciamento emocional entre os membros familiares e contribuir para o surgimento de situações de violência, como negligência ou violência doméstica.  

Sistemas cibernéticos digitais e as trocas simbólicas na família

Além disso, a interação com sistemas cibernéticos digitais pode alterar a forma como se dão as trocas simbólicas na família e como nos comunicamos e nos relacionamos uns com os outros, levando ao isolamento emocional, diminuindo a interação face a face e prejudicando a qualidade dos vínculos familiares.

Concluímos que a família enfrenta desafios no contexto da aceleração social e da manipulação cibernética digital. No entanto, é possível superar esses desafios fortalecendo a comunicação e o diálogo dentro da família, estabelecendo limites saudáveis no uso de tecnologias e promovendo valores de tolerância, respeito à diversidade, igualdade e renúncia.

Boa leitura

Sergio Senna

Veja a integralidade do estudo:

2023-familias-desestruturadas-as-trocas-simbolicas-na-familia-e-o-papel-central-das-emocoes-crencas-valores-para-o-enfrentamento-a-violencia-e-aos-preconceitos-na-escola-sergio-senna-pires-1

Opine sobre isso!