Alexander Todorov

Divulgue e opinie
Leitura: 3 min.

Alexander Todorov é professor de psicologia na Universidade de Chicago. Anteriormente, lecionava em Princeton. Nasceu em Kardzhali, na Bulgária. Sua pesquisa se concentra em como os humanos percebem, avaliam e dão sentido ao mundo social. A pesquisa de Todorov sobre a importância das primeiras impressões recebeu ampla cobertura da mídia norte-americana: New York Times, The Guardian, The New Yorker, The Daily Telegraph, Scientific American, National Geographic, BBC, PBS e NPR.

Seus interesses acadêmicos estão relacionados a como as pessoas percebem, avaliam e dão sentido ao mundo social. Sua pesquisa usa vários métodos: de experimentos comportamentais à construção de modelos computacionais.

A carreira de Alexander Todorov

Alexander TodorovDesde o verão de 2020, Todorov é membro do corpo docente da Booth School of Business da University of Chicago. Atualmente, Todorov é Leon Carroll Marshall Professor de Ciências do Comportamento e Rosett Faculty Fellow.

De 2002 a 2020, Todorov foi membro do corpo docente da Universidade de Princeton. Na Universidade de Princeton, Todorov foi professor do departamento de Psicologia, membro associado do corpo docente do Princeton Neuroscience Institute e membro afiliado do corpo docente da Woodrow Wilson School of Public and International Affairs.

Foi pesquisador visitante:

    • na Russell Sage Foundation na cidade de Nova York;
    • no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Bolonha, Itália;
    • na Radboud University, Nijmegen, na Holanda.

Alexander Todorov recebeu o prêmio SAGE Young Scholar da Foundation for Personality and Social Psychology e da Guggenheim Fellowship.

A pesquisa sobre primeira impressões

As primeiras impressões são muito importantes na interação humana. Nesse sentido, as pesquisas realizadas por Alexander Todorov contribuíram para um mais amplo entendimento desses primeiros encontros:

O valor da face: a irresistível influência da primeira impressão [ative as legendas em Português]

Publicações no Portal IBRALE

É possível prever o resultado de eleições analisando a face dos políticos?

A Face das Emoções | O que são emoções?

 

Principais Publicações de Alexander Todorov

Face Value: The Irresistible Influence of First Impressions. Princeton University Press, 2017. ISBN 978-0691167497 Social Neuroscience: Toward Understanding the Underpinnings of the Social Mind. Oxford University Press, 2014. ISBN 978-0199361052

Brinkman, L., Dotsch, R., & Todorov, A. (2018). Visualising mental representations: A primer on noise-based reverse correlation in social psychology. European Review of Social Psychology.

Dotsch, R., Hassin, R. R., & Todorov, A. (2016). Statistical learning shapes face evaluation. Nature Human Behaviour. Published online before print November 14, doi: 10.1038/s41562-016-0001.

Toscano, H., Schubert, T. W., Dotsch, R., Falvello, V., & Todorov, A. (2016). Physical strength as a cue to dominance: A data-driven approach. Personality and Social Psychology Bulletin, 42, 1603–1616.

Falvello, V. B., Vinson, M., Ferrari, C., & Todorov, A. (2015). The robustness of learning about the trustworthiness of other people. Social Cognition, 33, 368–386.

Todorov, A., Olivola, C. Y., Dotsch, R., & Mende-Siedlecki, P. (2015). Social attributions from faces: Determinants, consequences, accuracy, and functional significance. Annual Review of Psychology, 66, 519–545.

Olivola, C. Y., Funk, F., & Todorov, A. (2014). Social attributions from faces bias human choices. Trends in Cognitive Sciences, 18, 566–570.

Todorov, A., & Porter, J. (2014). Misleading first impressions: Different for different images of the same person. Psychological Science, 25, 1404–1417.

Mende-Siedlecki, P., Baron, S. G., & Todorov, A. (2013). Diagnostic value underlies asymmetric updating of impressions in the morality and ability domains. Journal of Neuroscience, 33, 19406–19415.

Todorov, A., Dotsch, R., Porter, J. M., Oosterhof, N. N., & Falvello, V. B. (2013). Validation of data-driven computational models of social perception of faces. Emotion, 13, 724–738.
Aviezer, H., Trope, Y., & Todorov, A. (2012). Body cues, not facial expressions, discriminate between intense positive and negative emotions. Science, 338, 1225–1229.

Dotsch, R., & Todorov, A. (2012). Reverse correlating social face perception. Social Psychological and Personality Science, 3, 562–571.

Said, C. P., & Todorov, A. (2011). A statistical model of facial attractiveness. Psychological Science, 22, 1183–1190.

Todorov, A., & Oosterhof, N. N. (2011). Modeling social perception of faces. Signal Processing Magazine, IEEE, 28, 117–122.

Olivola, C. Y., & Todorov, A. (2010). Elected in 100 milliseconds: Appearance-based trait inferences and voting. Journal of Nonverbal Behavior, 34, 83–110.

Olivola, C. Y., & Todorov, A. (2010). Fooled by first impressions? Re-examining the diagnostic value of appearance-based inferences. Journal of Experimental Social Psychology, 46, 315–324.

Verosky, S. C., & Todorov, A. (2010). Generalization of affective learning about faces to perceptually similar faces. Psychological Science, 21, 779–785.

Oosterhof, N. N., & Todorov, A. (2008). The functional basis of face evaluation. Proceedings of the National Academy of Sciences of the US, 105, 11087–11092.

Todorov, A., Said, C. P., Engell, A. D., & Oosterhof, N. N. (2008). Understanding evaluation of faces on social dimensions. Trends in Cognitive Sciences, 12, 455–460.
Willis, J., & Todorov, A. (2006). First impressions: Making up your mind after 100 ms exposure to a face. Psychological Science, 17, 592–598.

Todorov, A., Mandisodza, A. N., Goren, A., & Hall, C. C. (2005). Inferences of competence from faces predict election outcomes. Science, 308, 1623–1626.

Veja também.

Receba nossa Newsletter

Toda terça-feira, um tópico sobre educação socioemocional, linguagem corporal e emoções.

Opine sobre isso!