Jaan Valsiner vem contribuindo consideravelmente para os campos da História da Psicologia, bem como da metodologia da pesquisa psicológica e para o desenvolvimento de uma teoria que supere a dicotomia corpo-mente. Outro dos sues importantes interesses de pesquisa é a intersecção e interconexão entre a psicologia e a semiótica.
Trabalhou como professor de psicologia na Clark University em Worcester, Massachusetts desde 1997. Entre 2013 e 2018, na Niels Bohr, desde então é professor da Aalborg University, na Dinamarca.
Seus primeiros estudos foram no campo da psicologia do desenvolvimento, especificamente na análise dos padrões de interação mãe-filho e desde então ele se identifica como “psicólogo cultural com uma base axiomática de desenvolvimento consistente”.
Seus estudos posteriores e foco de pesquisa gradualmente mudaram para a psicologia cultural e a organização cultural dos processos cognitivos e afetivos humanos ao longo da vida.
Ele foi professor visitante no Brasil, Japão, Austrália, Estônia. Alemanha, Itália, Luxemburgo, Reino Unido e Holanda. Em 22 de fevereiro de 2008, ele foi anunciado como Doutor Honorário da Universidade de Tallinn.
Jaan Valsiner é o editor-chefe da Culture and Psychology (Sage Publishing; como editor fundador em 1995 e até o presente), Integrative Psychological and Behavioral Science (Springer Publishing, de 2007), e do The Oxford Handbook of Culture and Psychology (Oxford University Press, 2012).
Ele também é o editor e autor de vários livros, como
- Advances in Cultural Psychology e Annals of Cultural Psychology;
- History and Theory of Psychology;
- Dinâmica cultural de representação social;
- Culture in Minds and Societies;
Tive o prazer de conviver com o Prof. Valsiner durante os 3 anos em que trabalhei na minha tese de doutorado [Protagonismo infantil e a promoção da cultura de paz: um estudo sociocultural construtivista]. Pude desfrutar da sua amizade e de suas orientações, que muito contribuíram para o êxito daquela pesquisa.
Pude, então, atestar a sua impressionante capacidade em conceber um ser humano sem a dicotomia corpo-mente. Essa dicotomia é um grande entrave para o desenvolvimento de teorias mais abrangentes e integrativas em Psicologia.
Para conhecer um pouco da ideias do Prof. Valsiner, leia: Que perspectiva de ser humano embasa nossos artigos?
Conheça um pouco de suas ideias
Jaan Valsiner – Principais obras
- 1987 – Culture and the development of children’s action (2nd ed. in 1997). Chichester: Wiley.
- 1988 – Developmental Psychology in the Soviet Union. Bloomington: Indiana University Press.
- 1991 – Understanding Vygotsky. A quest for synthesis, with René van der Veer. Malden: Blackwell Publishing.
- 1994 – The Vygotsky Reader, with René van der Veer. Oxford, UK: Wiley-Blackwell.
- 1998 – The Guided Mind. Cambridge: Harvard University Press.
- 2000 – The social mind: Construction of the idea. With R. van der Veer. New York: Cambridge University Press.
- 2007 – The Cambridge Handbook of Socio-Cultural Psychology, with Alberto Rosa.
- 2007 – Culture in minds and societies. New Delhi: Sage.
- 2012 – A Guided Science: History of Psychology in the Mirror of Its Making. Transaction Publishers/Routledge.
- 2014 – Invitation to Cultural Psychology. London: Sage.
- 2017 – From Methodology to Methods in Human Psychology. Springer VS. SpringerBriefs in Psychology.
Conheça outros cientistas da linguagem corporal
- O uso de sistemas cibernéticos digitais é compatível com a pesquisa qualitativa da subjetividade?
- Caminhando pelas décadas | A linguagem corporal ao longo do tempo
- Albert Mehrabian – 93% da comunicação é não-verbal?
- David Matsumoto
- A sombra de Lombroso na análise do comportamento: por que devemos questionar?
- Maureen O’Sullivan – Lie to Me é cheio de mentiras para você
Boa leitura e um abraço
Sergio Senna
Nossos Cursos
Visite as nossas matérias em inglês – ELATI
Conecte-se ao IBRALE:
Receba nossa Newsletter
Toda terça-feira, um tópico sobre educação socioemocional, linguagem corporal e emoções.
Nossos Temas
Aceleração Social Ansiedade Cientistas Famosos Conhecimento Básico Crenças e Valores Educação Socioemocional Emoções Emoções Básicas Estratégias e Dicas Golpes Influência Inteligência Emocional Linguagem Corporal Manipulação Mentira Mentira e Comportamento Mentira e Linguagem Corporal Microexpressões Persuasão Tecnologia e Emoções