Alerta de Fraudes | Dicas para evitar golpes na Black Friday

Divulgue e opinie
Leitura: 4 min.

A maioria dos golpes se processa em fases e têm relação com a ganância ou com a vaidade. Siga as nossas dicas para evitar golpes na Black Friday.

Como temos explicado aos nossos leitores, a maioria dos golpes passa por 3 fases que possuem características próprias:


 

black-friday-golpes-mentira-descontoDicas para evitar golpes na Black Friday

Na Black Friday, os golpistas têm certeza de que muitas pessoas procurarão descontos. Então, esses compradores possuem o perfil de alguém que quer fazer excelentes negócios e economizar muito. Seria até mesmo desnecessário mencionar que são as vítimas ideais para as maiorias dos golpes planejados para período.

Vejamos como as três fases se revelam nas compras pela web:

 

A Promessa

Na fase da promessa, o falso vendedor precisa atrair a atenção do cliente. Em um golpe comum, é necessário estabelecer um contato com a vítima. No caso de uma oportunidade com a Black Friday, isso fica muito facilitado, pois são as próprias vítimas, movidas pela expectativa de conseguir vantagens econômicas, que procuram e mantém o contato.

A promessa do golpista é entregar um produto a um preço reduzido. Para tanto, haverá:

    • descontos substanciais;
    • promessas de envio rápido;
    • de garantia estendida; e
    • outras tantas que sirvam para manter o interesse da vítima em realizar o negócio.

Você pode se proteger nessa fase do golpe verificando se a promessa é razoável.

Afinal, ninguém consegue vender uma gama de produtos com 70% de desconto sobre o preço de mercado.

♦ DICA

Os grandes descontos são possíveis quando: (1) existe uma grande defasagem entre o preço de varejo e o preço de custo; e (2) o vendedor pode equalizar o menor lucro com a venda de outros produtos.

Então, você deve procurar uma explicação plausível. Se conseguir, é porque tem algo errado com o produto: é roubado, falso, ou diferente das especificações anunciadas. Preste, então, atenção à redução do preço, que será o principal indicador nessa fase!

 

A Adesão

Nessa fase, o golpista fará de tudo para construir a credibilidade da promessa.

♦ DICA

Então, a única forma de se proteger é manter um elevado grau de objetividade e de ceticismo.

Os malandros farão o website parecer com uma loja conhecida, usarão cores semelhantes, contarão histórias plausíveis para sustentar o porquê dos preços baixos. Espere e identifique as estratégias sejam usadas para edificar a credibilidade de que a promessa será mantida. Já vi pessoas caírem fácil nessas lorotas. Depois do ocorrido, nem elas próprias acreditam que puderam acreditar em artimanhas tão simplórias. 

black-friday-golpes-mentira-avarezaMas por que elas caem, então? É devido à ganância, que é capaz de cegar uma boa parte dos consumidores. Para escapar do golpe nessa fase, só mantendo uma certa desconfiança.

♦ DICA

É bom mencionar que, para evitar que a desconfiança funcione, os golpistas criam um senso de urgência, que a oferta vai acabar, que somente restou um item, etc. Essa técnica é popularmente conhecida como “gatilhos mentais”, sendo o que eu ilustrei o gatilho da urgência…  

Nessa fase, é comum que o golpista faça perguntas de forma a criar uma empatia com a vítima e também para decidir qual será a estratégia com a maior chance de êxito. Seu perfil de consumo e suas principais necessidades serão sondadas para fazerem outra promessa, reiniciando o ciclo com um produto “mais atraente”.

Lembre-se de que o golpista é um bom “contador de histórias” e que tentará mobilizar as suas emoções, principalmente em relação aos seus desejos sobre o produto.

Ele vai procurar:

    • Construir uma história com início, meio e fim;
    • Vai provocar a sua imaginação com uma possibilidade futura;
    • Irá misturar verdades e mentiras, pois isso dificulta a análise por parte da vítima;
    • Essas histórias vão parecer dialogar com você, pois o bom golpista aplica a conversa ao mundo da vítima;
    • A conversa pode ser envolvente e fazer você  “viajar” no cenário criado pelo golpista.

Então, fique atento a esses sinais….

 

O Truque

ibralc-linguagem-corporal-black-fraude-1Na última fase de um golpe, o truque irá ocorrer. Esse truque varia conforme a estratégia usada pelo golpista. Se era um website falso, simulando uma loja conhecida, por exemplo, os boletos ou as formas de pagamento sairão em nome de outra empresa, ou pessoa. Farão todo o possível para te iludir.

Caso você tenha chegado até essa fase, será difícil escapar do golpe, pois avançar até aqui indica que você se interessou pelo negócio e não desconfiou da promessa.

♦ DICA

A saída nessa fase se baseia na observação dos detalhes. Na leitura atenta dos instrumentos de pagamento.

Infelizmente o Brasil é um paraíso para os golpistas. Mesmo fazendo todo o registro das operações, será muito difícil você recuperar o seu dinheiro. A investigação policial para isso é quase inexistente e quando existe, ineficaz. O Poder Judiciário também possui os seus limites, principalmente quando esses golpistas escondem as suas identidades, o que é comum acontecer.

 

Resumindo sobre como se proteger de golpes

Dicas para Evitar Golpes na Black Friday:

    • A Promessa: Desmascare as ofertas suspeitas. Grandes descontos exigem uma explicação plausível. Descubra como identificar promessas duvidosas antes de cair na armadilha.

    • A Adesão: Mantenha a objetividade e ceticismo. Golpistas constroem credibilidade com truques visuais e histórias plausíveis. Aprenda a reconhecê-los e proteja-se da ilusão.

    • O Truque: Observe os detalhes. Na fase final do golpe, cada detalhe conta. Saiba como analisar os instrumentos de pagamento para escapar das fraudes.

Não permita que a ganância te leve a uma cilada. Fique um passo à frente dos golpistas nesta Black Friday! Leia agora e faça suas compras com confiança.

Preste atenção na redução de preços. Elevados descontos podem significar produtos avariados, roubados ou com especificações diferentes do prometido;

Fique alerta para a criação de um senso de “urgência”. Com isso o golpista quer fazer você decidir rápido;

Muita conversa é um péssimo indicador;

Atente-se para os detalhes. Os boletos são a forma mais fácil de enganar a sua atenção, pois o conteúdo do código de barras pode ser diferente das informações escritas que você costuma ler antes de pagar.

Receba nossa Newsletter

Toda terça-feira, um tópico sobre educação socioemocional, linguagem corporal e emoções.

Opine sobre isso!