Mentira e linguagem corporal | A conexão na comunicação dissimulada

Divulgue e opinie

Existe uma relação próxima entre a mentira e a linguagem corporal. A movimentação do corpo é uma poderosa forma de comunicação que reflete a ativação fisiológica das emoções humanas. No entanto, ela não é apenas uma manifestação instintiva; também é orientada por elementos culturais e aprendidos ao longo da vida.

♦ FATO

A mentira envolve a alteração intencional da informação para atender aos propósitos do mentiroso,

Essa alteração, muitas vezes, é acompanhada por mudanças na linguagem corporal. O corpo reage às emoções associadas à mentira, como ansiedade ou nervosismo, apresentando indicadores que podem ser percebidos por observadores atentos, enquanto as convenções culturais podem influenciar a forma como a mentira é manifesta fisicamente.

Portanto, a análise da linguagem corporal desempenha um papel crucial na identificação de mentiras, pois ela revela uma interação complexa entre emoções, cultura e a intenção de enganar.

Entretanto, é necessário reconhecer que não existe uma relação direta e comprovada entre a linguagem corporal e a mentira. Observe a figura abaixo:

ibrale-quais-sao-os-tipos-gestos-mentira-450

Nesse exemplo, é o nervosismo que está posto como intermediário entre a mentira e a alteração da quantidade e da amplitude dos gestos. Apesar disso, a observação das alterações da linguagem corporal é uma estratégia preciosa para utilizar em conjunto com outras formas de perceber a mentira. 

Receba nossa Newsletter

Toda terça-feira, um tópico sobre educação socioemocional, linguagem corporal e emoções.

Opine sobre isso!