Lie to Me – como ser um especialista em detecção de mentiras?

Divulgue e opinie

O interesse em ser especialista em detecção de mentiras, iniciou-se após o sucesso da série “Lie to Me“. Muitas pessoas ficaram impressionadas com o episódio no qual a personagem Torres recebe uma grande soma de dinheiro para se juntar ao Lightman Group, uma empresa de detecção de mentiras.

lie-to-me-especialista-deteccao-mentira-ria-torres-ibralc

Torres é uma leitora natural de comportamentos e, mesmo sem ter qualquer qualificação especial, consegue trabalhar em um laboratório fabuloso e de alta tecnologia para detectar mentiras.

Infelizmente, é preciso encarar a realidade e dizer que essa representação é apenas um exagero para causar um impacto dramático em uma série televisiva. A realidade está longe disso!

Na vida real, é difícil sustentar uma família apenas detectando mentiras.

Vejamos o exemplo do Dr. Paul Ekman (o modelo do Dr. Cal Lightman), que é um psicólogo pesquisador aposentado (e idoso). Ele prestou consultoria para diversas agências policiais e ensinou a muitos o que sabia sobre comportamento e fraude. Mas ele mesmo não fez nenhuma investigação criminal.

Outro aspecto que merece destaque é  que ele realizou pesquisa científica por cerca de 40 anos, antes de suas contribuições receberem o reconhecimento que agora têm. Em outras palavras, o homem ralou muito…..

Uma variedade de profissionais (policiais, advogados, terapeutas, mediadores de disputas, árbitros, pesquisadores comportamentais, por exemplo) precisam desenvolver habilidades sobre a detecção de mentiras para realizar os seus trabalhos. Entretanto, o trabalho que são contratados para fazer é sempre mais amplo do que detectar mentiras.

A “análise de veracidade” como alguns gostam de chamar, é apenas parte disso. E a noção de que existe um detector de mentiras “natural também é improvável. Talvez os encontremos entre aqueles que tiveram uma infância difícil e precisaram ser perceptivos para escaparem de abusos.

Nesse contexto, é preciso mencionar que a maior parte das pessoas que desenvolvem habilidades avançadas para perceber a mentira passou por algum tipo de trenamento especializado. Poucos não possuem educação universitária. É uma necessidade para quem deseja se especializar em qualquer área do conhecimento.

Se você chegou até aqui, eu não quero que pense que escrevi para te desanimar. …

Por isso eu vou te dar 8 dicas para iniciar a sua caminhada como especialista em detecção de mentiras.

8 dicas para se tornar um especialista em detecção de mentiras e leitura de pessoas

  • Dica #1 – Escolha uma ocupação relevante (é o que vai dar o conforto que você e sua família merecem).
  • Dica #2 – Consiga a melhor qualificação que você puder para realizar esse trabalho. Como, por exemplo, um curso superior em psicologia (que é a profissão especializada em análise de qualquer comportamento humano), em ciências jurídicas (para ser policial) ou qualquer outra que te dê acesso a um trabalho no qual as habilidades de detecção de mentiras serão um instrumento para o seu diferencial.
  • Dica #3 – Encontre um mentor. Uma pessoa com experiência, conhecimento sólido e sucesso profissional no assunto para te orientar.
  • Dica #4 – Exponha-se a uma ampla variedade de tipos diferentes de pessoas e de comportamentos. Treinar a sua percepção passa por reconhecer padrões em  pessoas de todas as idades, classes sociais e etnias. A exposição à diversidade é essencial para perceber diferenças e padrões.
  • Dica #5 – Desenvolva uma paixão pela verdade e por compreender as pessoas. Você pode ser um bom atleta sem chegar às Olimpíadas. Para ser um atleta de alto desempenho, você precisa de muita motivação e de extrema dedicação.  No caso da análise comportamental da mentira não é diferente. Para ser bom nisso, você precisa de muita prática.
  • Dica #6 – Leia tudo o que puder, de boas e confiáveis fontes, sobre detecção de mentiras e observação comportamental. Compareça a seminários e faça cursos.
  • Dica #7 – Esteja alerta para o fato de que nesse campo existem muitos mitos sobre detecção de mentiras e você não pode dar bobeira, caso contrário vai gastar os seus recursos à toa. Então, todo cuidado é pouco.
  • Dica #8 – Não confie em quem te oferece múltiplas certificações, rapidez na formação e resultados estrondosos no curto prazo. Isso é apenas um jogo mental para tirar o seu dinheiro.

Palavras finais

sergio-senna-curriculo-linguagem-corporal-ibralc-150-png
Dr. Sergio Senna

Essas são as minhas 8 dicas para você iniciar nesse intrincado mercado da análise do comportamento. Conte com o IBRALE para te ajudar. Afinal, foi para isso que há mais de uma década eu criei o Instituto.

Gostaria de terminar mostrando o que o próprio Dr. Ekman explica em seu site:

O interesse em ser especialista em detecção de mentiras, iniciou-se após o sucesso da série "Lie to Me". Muitas pessoas ficaram impressionados com o episódio no qual a personagem Torres recebe uma grande soma de dinheiro para se juntar ao Lightman Group, uma empresa de detecção de mentiras.

Um abraço e desejo muito sucesso para você!

Sergio Senna

Alguns links interessantes que desenvolvem algumas das ideias sobre o que precisa para ser um especialista em detecção de mentiras  (em inglês):

Detecção de mentiras – Paul Ekman Group

Opine sobre isso!