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Emoções e o uso das redes sociais

Divulgue e opinie

As emoções e o uso das redes sociais é um tema de suma importância no que toca à comunicação não verbal. Por um lado, a participação em redes sociais tem aspectos positivos, por outro traz alguns problemas para a manutenção da saúde mental.

Com certeza, a quantidade de informação hoje disponível é muito mais dinâmica, abundante e mais distribuída do que nos tempos em que devíamos consultar a enciclopédia Barsa para fazermos um trabalho escolar.

A disponibilização da informação por meio de dispositivos móveis é outra característica positiva que a tecnologia nos proporcionou. A mobilidade!

Você pode conferir fatos, averiguar histórias em qualquer lugar que tenha cobertura da Internet. Como tratei em outro artigo Engenharia Social – Exemplos e dicas de prevenção, você pode, até mesmo, conferir fotos sobre uma história que estão te contando.

 

O processo de aceleração e a elevada oferta de informação é intencional?

Não acredito que o início do processo de aceleração do consumo de informação tenha sido intencional. Entretanto, nesse contexto, pode existir a intenção de alguns setores em vincular o consumo da informação à veiculação de peças publicitárias e de propagandas.

impactos-nas-emocoes-durante-uso-redes-sociais-ibralcComo seria muito trabalhoso produzir conteúdo em ciclos de tempo cada vez menores, nada mais interessante do que estimular a população produzir esses conteúdos voluntariamente.

As redes sociais se aproveitam da vontade inerente ao ser humano em querer mostrar a si, as suas conquistas, pensamentos e realizações. Apropriam-se desse conteúdo e a ele vinculam os anúncios.

A aceleração desse processo, sob esse ponto de vista, serve ao propósito de acelerar a veiculação dos anúncios. Como a lógica comercial deles é pelas visualizações, quanto mais isso ocorre, mais o anunciante paga.

É difícil entender como alguém pagaria um anúncio por visualização ou mesmo por alguém que “clicou”, uma vez que é um processo que não pode ser auditado. Quem veicula os anúncios, é quem te garante que alguém “visitou” o seu conteúdo….

Isso nos faz pensar nos impactos nas emoções durante o uso das redes sociais.

 

Qual é o papel dos algoritmos das principais redes sociais nesse processo?

Os algoritmos substituem a “força de trabalho humana” nas redes sociais. Por meio deles, é possível acelerar o processo, pois as máquinas não estão limitadas à velocidade dos processos cognitivos humanos.

Essa é uma das explicações sobre como tudo começou. Talvez um grande acaso, pois os algoritmos trabalhavam muito mais rápido do que os humanos nas redes sociais.

A partir disso, alguém percebeu que a enorme quantidade de pessoas nas redes poderia ser algo rentável. A rede disponibiliza os meios e associa as propagandas. Acelera o processo para que o ciclo possa ocorrer cada vez mais rápido. O resultado para as redes é o seu enriquecimento financeiro.

Além disso, os algoritmos são elaborados para direcionar e limitar a exibição das postagens. Diante disso, resta ao usuário três opções:

    • produzir mais conteúdo, na tentativa de atingir a sua audiência;
    • contratar a ampliação do público para o qual a exibição do seu conteúdo é realizada, aderindo assim à lógica comercial da rede social;
    • Desistir de colaborar com esse processo e usar a rede episodicamente ou deixar de utilizá-la na lógica por ela promovida.

Tudo isso ocorre porque o usuário da rede assume pressupostos equivocados acerca da sua relação com a rede social:

    • Que a rede faz um favor permitindo que o seu conteúdo seja veiculado;
    • Que ele não é, de certa maneira, empregado da rede quando produz o conteúdo sem o qual os anúncios não seriam apresentados;
    • Que o seu conteúdo é um entre uma enorme quantidade de outros e que a sua produção [ou a decisão de não produzir] não faz diferença.

Na verdade. O seu conteúdo serve de veículo para que as redes aufiram o ganho. Sem o nosso conteúdo, não haveria veiculação de propagandas….

 

Impacto nas emoções durante o uso das redes sociais.

A demanda de fazer cada vez mais atividades em menos tempo leva o consumidor de conteúdos a acelerar o processo de assimilação ou de acomodação [Piaget – para tratar de uma teoria aceita e conhecida] fazem com que os áudios e vídeos sejam acelerados.

Essa aceleração não tem desdobramentos apenas nos processos cognitivos, como intencionalmente esperados, mas nos processos emocionais e também naqueles dependentes da interação humana.

Faz pelo menos uma década que agregadores de podcast permitem a aceleração de áudios. É comum assistir vídeos e aulas no Youtube em velocidade 2. Entretanto, o efeito ansiogênico disso tem sido estudado.

É fato também que, ao acelerar o áudio de um conteúdo, se perca a percepção da entonação e de outras características paralinguísticas tão importantes para a construção do significado.

Sobre a construção de significados e sua importância no psiquismo humano, vejam as seguintes postagens:

Crenças e Valores. Como isso funciona?

Que perspectiva de ser humano embasa nossos artigos?

Matéria interessante sobre o tema (em inglês)

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Toda terça-feira, um tópico sobre educação socioemocional, linguagem corporal e emoções.

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