O que são emoções?

Divulgue e opinie

As nossas emoções são o centro da motivação para fazer as coisas. Existe muita dificuldade em entender o que são. Então vou simplificar, mostrando três dos seus elementos que fazem parte da grande maioria das teorias sobre emoções:

  • Existe uma ativação fisiológica;
  • Você conta uma história, que é fruto da sua experiência emocional subjetiva;
  • Existe a tendência para fazer ou deixar de fazer algo.

Veja a minha explicação no vídeo abaixo:

 

Emoção é ativação fisiológica?

hormonios-emocoesToda a emoção envolve uma sensação fisiológica. O que sentimos não consiste apenas em sinapses e na experiência psicológica. Para que as nossas emoções ocorram também precisamos que uma complexa liberação de substâncias químicas tenha lugar em nosso corpo. São essas substâncias que provocam as alterações fisiológicas que sentimos. ,as sensações de “garganta apertada”, e “frio na barriga”, de “vontade de urinar” etc.

Uma função importante dessa sensação de ativação fisiológica, além de preparar o corpo para reagir de alguma forma, é criar um estado agradável/desagradável. Se o estado é agradável, como na alegria e na surpresa, tendemos a repetir o que provocou essa emoção. Se é desagradável, como no medo, por exemplo, o nosso comportamento futuro tende a evitar o contexto no qual isso ocorreu. Então, a ativação fisiológica está intimamente ligada à capacidade de entendermos os nossos comportamentos futuros.

 

Emoções são experiências subjetivas?

Toda emoção gera uma experiência subjetiva que pode ser consciente (você consegue contar o que está sentindo) ou não consciente (você diz: “não sei o que estou sentindo”).

Esse elemento da emoção é fundamental para lembrar do que ocorreu. É assim que guardamos uma memória emocional em palavras e podemos transmitir essas mensagens a outras pessoas, principalmente a quem não participou daquela emoção conosco.

 

Emoção é tendência ao comportamento?

A compreensão desse terceiro elemento é importante se você deseja alterar o seu comportamento em alguma situação ou mesmo se você apenas deseja entender muitos dos motivos pelos quais faz ou deixa de fazer algo.

Vou explicar por meio de um exemplo. Se você sente RAIVA, é esperado que possa agir de forma violenta em alguma situação. Lembre-se que existem diversas formas de violência, não somente a violência física. Você pode responder com ironia, por exemplo, o que te traz problemas de relacionamento com os colegas de trabalho. Ao entender que é a raiva que está por trás dessa ironia mordaz, você ganha uma oportunidade de alterar esse comportamento a seu favor.

É igualmente importante lembrar que deixar de fazer alguma coisa também é um comportamento. Então, certas emoções podem nos paralisar, como costuma ocorrer com o medo.

Aprenda sobre as suas emoções e ganhe um certo controle sobre o seu comportamento. Siga acompanhando o nosso canal no Youtube onde você irá encontrar outros vídeos que farei para ajudar você a entender e a melhorar a sua vida emocional.

Receba nossa Newsletter

Toda terça-feira, um tópico sobre educação socioemocional, linguagem corporal e emoções.

Opine sobre isso!