A criação do Instituto Brasileiro de Linguagem Emocional
Em 2010, o IBRALC [Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal] foi fundado como uma iniciativa pioneira para difundir, em Língua Portuguesa, o conhecimento científico sobre o comportamento não-verbal.
Em 2021, diante da necessidade de enquadrar o ensino da linguagem corporal em uma abordagem mais abrangente da educação emocional, o IBRALC passou a IBRALE – Instituto Brasileiro de Linguagem Emocional. Você irá encontrar cursos de linguagem emocional, matérias e trabalhos científicos sobre emoções, linguagem e o pensamento.
A educação socioemocional envolve:
-
Autoconhecimento: A educação socioemocional começa com o desenvolvimento da consciência emocional. Isso envolve ajudar os estudantes a identificar e compreender suas próprias emoções, sentimentos e pensamentos.
-
Autorregulação emocional: Uma parte importante da educação socioemocional é ensinar os estudantes a gerenciar suas emoções de maneira saudável.
-
Empatia: A empatia é a capacidade de entender e se colocar no lugar dos outros, reconhecendo e respeitando seus sentimentos e perspectivas.
-
Habilidades sociais: Aprender a se comunicar eficazmente, resolver conflitos, colaborar e trabalhar em equipe são habilidades sociais essenciais.
-
Tomada de decisão responsável: A educação socioemocional também aborda a capacidade dos estudantes de tomar decisões éticas e responsáveis.
O Professor

Sergio Fernandes Senna Pires doutorou-se em Psicologia pela Universidade de Brasília, onde foi pesquisador colaborador e realiza estudos na área do desenvolvimento moral e da regulação do comportamento humano por crenças e valores. Psicólogo, possui também graduação, mestrado e pós-graduações na área de defesa nacional e pós-graduações em Psicologia e Educação.
Foi observador da Organização das Nações Unidas na Guatemala nas eleições presidenciais de 1999 e participou do processo de construção da paz naquele país até 2001. Foi vice-presidente e secretário do Conselho Regional de Psicologia da 1ª Região – Distrito Federal. Desde 2003, trabalha no processo legislativo do Congresso Nacional, ambiente no qual desenvolve e emprega técnicas de observação do comportamento.
Recebeu condecorações nacionais e internacionais tais como: a Medalha da Organização das Nações Unidas, a Medalha do Pacificador e a Medalha Marechal Hermes, entre outras. É membro da Ordem do Mérito da Defesa e da Ordem do Mérito Militar.
Em 2010, fundou o IBRALC, iniciativa pioneira para difundir, em Língua Portuguesa, o conhecimento científico sobre o comportamento não-verbal, o que considera ser uma de suas realizações mais relevantes. Em 2021, para enquadrar o ensino da linguagem corporal em uma abordagem mais abrangente da educação emocional, o IBRALC passou a IBRALE – Instituto Brasileiro de Linguagem Emocional.
Conheça a produção científica e mais detalhes no currículo Lattes: